A definição de osmose pode ser dada como o deslocamento de um solvente, geralmente a água, entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Na osmose, a água se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico e chega ao final do processo quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração. Este processo acontece em diversos meios naturais, inclusive nas células do corpo humano.
A osmose reversa, como o próprio nome diz, acontece em sentido contrário ao da osmose. Nela, o solvente se desloca no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada, aplicando-se elevadas pressões externas, isolando-se assim, o soluto.
Normalmente, é feito algum tipo de pré-tratamento da água antes da Osmose Reversa. Dependendo das características da água, estes tratamentos podem incluir ou não vários outros processos, inclusive Nanofiltração.
O processo de osmose reversa tem sido usado com o intuito de “potabilizar” a água por meio da dessalinização. Atualmente, a osmose reversa é considerada uma saída para o problema previsto da escassez vindoura de água. E no presente momento, a ausência de água potável em diversas regiões do globo estimula a utilização desta técnica, e já vem sendo largamente utilizada inclusive no Brasil.