A água do meu poço é ruim. Pode ser tratada ?
Sim. Existe tecnologia para tratar todo tipo de água. É preciso verificar se existe viabilidade econômica.
Normalmente vale a pena tratar quase todas as águas subterrâneas.
Quanto Custa?
Por Lei, o “pequeno produtor” pode usar, sem custo, até 34.560 Litros/dia e nos demais casos até 5.000 Litros/dia. Volumes maiores podem ser obtidos, porem são sujeitos a taxas e processos específicos.
O custo de tratamento varia em função da qualidade e quantidade da água consumida. O aspecto da água engana muito, por isto é preciso fazer uma análise dela. Caso deseje, podemos fornecer uma relação dos laboratórios da sua região. Temos ótimos preços e garantia de qualidade nos nossos serviços. Não cobramos para fazer orçamentos. Entre em contato por WhatsApp, email ou telefone , teremos todo prazer em orientar.
Filtração – Usada para retirar barro, limo e outros sólidos suspensos na água. Filtros comuns, normalmente, não podem ser usados por entupirem com muita rapidez, acarretando um alto valor de manutenção. Por isto, são usados filtros especificamente dimensionados para cada caso. O processo de Filtração é incapaz de retirar Ferro ou reduzir a Dureza da água, sendo para isto necessários processos específicos descritos abaixo.
Contaminação Biológica – Para consumo humano, toda água deve ser tratada, mesmo que não apresente nenhum tipo de contaminação. Ao longo das tubulações e principalmente ao ser armazenada na caixa d’água, por mais limpas que sejam, a água sofre um processo de contaminação. O processo de Cloração é essencial para garantir a saúde. Existem basicamente duas formas:
1- A forma mais barata é colocar pastilhas de cloro diretamente na caixa d’água ou através de cloradores de passagem, mas é preciso ter muito cuidado. Nunca use Pastilhas de Cloro para piscina, nem Cloro fabricado com fins de limpeza. Não foram feitos para consumo humano. O processo de fabricação destes produtos gera substâncias tóxicas e na maioria são cancerígenas se forem ingeridas. Existem produtos específicos para o consumo humano, porém normalmente só são encontrados em empresas especializadas. Além disto o processo não é confiável pois facilmente pode ocorrer falta ou excesso de cloração.
2- As bombas dosadoras usam cloro líquido, específico para consumo humano e são a forma mais fácil e confiável de clorar a água. Sempre dosam na quantidade correta, evitando tanto o excesso como a falta. O controle é visual, pois basta manter o recipiente de cloro cheio e a dosadora faz o resto. Deve-se medir o nível de cloro pelo menos uma vez por mês para garantir que tudo está funcionando.
Ferrugem – O Ferro e o Manganês são metais que normalmente aparecem juntos. A água sai do poço com Cor e Turbidez normais. Após algum tempo, a água fica amarela e apresenta cheiro e sabor desagradáveis. Locais onde ocorrem vazamentos ou transbordo de água apresentam manchas marrom escuro.
Filtros comuns não tiram o Ferro da água, sendo necessário o uso de oxidantes, floculantes, sedimentação e filtragem com zeólitos. Apesar de ser mais fácil, preferimos não ter um equipamento padrão que sirva para qualquer caso pois, ao generalizar as condições, o projeto encarece significativamente. Como fazemos projetos específicos para as condições de cada Cliente, conseguimos reduções substanciais nos custos. Não cobramos por visita nem orçamento. Fale conosco.
Dureza – É causada pelo Cálcio e Magnésio. A dureza elevada não deixa o sabão fazer espuma e forma incrustações nos canos dando origem a sérios problemas de entupimentos, podendo causar até mesmo a perda de toda a tubulação.
Filtros comuns também não reduzem a dureza da água. Dependendo das concentrações destes metais e do volume de água consumida, podem ser indicados diferentes tratamentos. O uso de resinas é o tratamento mais comum, enquanto o processo de nanofiltração é mais indicado para altos consumos de água e/ou altos teores de Cálcio e Magnésio. Em qualquer dos casos, o mais indicado é fazer um projeto específico. Nossa meta é ser a melhor opção para o Cliente, por isto não cobramos nem a visita nem o orçamento. Ligue para nós.